Esqueça seu currículo e monte um portfólio digital

Da próxima vez que você pensar em montar e apresentar um currículo, pense duas vezes. Pode ser que você já esteja ultrapassado mas ninguém ainda lhe avisou…
Trinta anos atrás até se justificava alguém se dar ao trabalho de reunir diplomas e certificados numa pasta e, de tempos em tempos, fazer uma nova versão de seu currículo, especialmente se estava prestes a fazer uma entrevista de seleção ou algo do gênero. Pelo menos era assim que eu fazia…
Se você ainda é um daqueles que guarda uma cópia impressa de seu CV com todo cuidado, é bom tirar uns minutos para conhecer algumas ferramentas bem mais interessantes que te possibilitam montar um portfólio na web. É claro que em certas ocasiões a apresentação de um currículo da plataforma Lattes é obrigatória mas aqui estamos falando de ocasiões em que uma apresentação mais criativa e moderna pode lhe render, no mínimo, a atenção e o interesse de seu interlocutor.
Entre nós, brasileiros, portfólio parece coisa de fotógrafo ou artista (veja as definições em http://bit.ly/wikiportfolio). Mas saiba que nos EUA até as crianças em idade escolar são estimuladas a irem montando o seu próprio portfólio acadêmico, e recebem avaliações por isso. Não se preocupe se você então nunca tiver ouvido falar disso ou se nunca montou um. Alguns serviços na web se encarregam de nos ajudar nesta tarefa e o resultado, posso garantir, fica bem interessante e moderno.
Um ótimo serviço (gratuito) na web chama-se Pathbrite (https://pathbrite.com/signup). O Pathbrite cria de imediato, a partir dos dados pessoais que você insere, um primeiro portfólio que serve como uma demonstração de seus recursos. É possível criar um portfólio pessoal (para substituir um currículo, por exemplo) e um outro acadêmico (para documentar seus progressos e aquisições na faculdade, por exemplo). Tudo vai depender da finalidade para a qual o portfólio estiver sendo pensado. Em ambos os casos o Pathbrite cria um perfil onde você vai poder deixar todas as formas de contato para alguém entrar em contato contigo (email, telefone, links etc).
É simplesmente fantástico poder colocar no próprio portfólio uma imagem de um certificado, ao invés de simplesmente citá-lo. Isto significa que você deverá ter, é claro, cópias de seus certificados devidamente digitalizadas. O layout de seu portfólio pode ser editado de várias maneiras diferentes, todas muito bonitas e limpas, o que é bem importante. Você pode usar até cinco categorias para organizar seu portfólio, o que é mais do que suficiente. Ao adicionar conteúdo você pode:
– Escrever um texto
– Puxar algum documento de seu computador ou do Google Drive
– Inserir um web link
– Inserir um link para o YouTube (caso você tenha um vídeo seu, por exemplo)
– Inserir um link para o Vimeo (idem)
– Inserir um link para o Facebook (caso você tenha uma fan page, por exemplo)
– Inserir um link para o LinkedIn
Gostou? Então não deixe de criar logo seu primeiro portfólio no Pathbrite. E não deixe de inserir novas informações e atualizações cada vez que surgirem. Lembre-se: você pode tornar público seu portfólio, compartilhando-o na web ou, se preferir, torná-lo privado.

Alguns links para saber mais:
http://bit.ly/howtoportfoilio (tutorial “how to create a portfolio”)
http://bit.ly/tutorialesppath1 (tutorial 1, em espanhol)
http://bit.ly/tutorialesppath2 (tutorial 2, em espanhol)
http://bit.ly/tutorialesppath3 (tutorial 3, em espanhol e inglês)

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s