Evernote – Uma santa ajuda para os estudantes de medicina

Encontrar um site e guardar. Gravar uma aula (com anotações e fotos) e guardar. Fazer um checklist e guardar. Tirar uma foto de um procedimento (ou de um documento) e guardar. E tantas outras coisas que você faz todos os dias, precisando usar diferentes serviços e aplicativos, cada um pra uma coisa, fica tudo resolvido, e num lugar só, se você tiver o Evernote. Fica também resolvido o uso de vários dispositivos porque você simplesmente pode (e deve!) baixar e usar o Evernote em todas as suas máquinas (PC, tablet e smartphone). Falar deste fantástico serviço num artigo só é impossível. E seria até meio redundante já que existem centenas de boas resenhas e tutoriais na web, vá lá e confira!
Mas vamos aqui nos deter um pouco em como o Evernote pode ser usado por um estudante de medicina:
 Navegando e salvando: Você passa boa parte do seu tempo pesquisando na web e o tempo restante, tentando se lembrar onde foi que guardou aquele artigo ou aquela página. Usar os “favoritos” não resolve muito, porque você não tem como criar tags marcadoras e organizadoras dos assuntos (o que facilita um monte na hora de procurar) nem como abrir a enorme lista num outro dispositivo (os favoritos estão no seu computador de casa e não numa nuvem). O Evernote te permite, a cada vez que encontrar algo que queira guardar, fazer isto facilmente, a partir de uma extensão do navegador (http://evernote.com/intl/pt-br/webclipper/). Por exemplo, você pode criar cadernos como “Semiologia”, “Farmacologia”, “Ambulatório” etc e atribuir tags ao que você salvar. Nem o mais desatento dos seres vai se perder depois.
Se você for um usuário de Ipad, existe um bom aplicativo que consegue salvar no Evernote a partir do Safari – é o “Evernote web clipper HD”. Vale comprar: https://itunes.apple.com/br/app/everwebclipper-hd-for-evernote/id527035125?mt=8
 Criando um portfólio: O Evernote pode ser uma santa ajuda se você precisar montar um portfólio. Com a possibilidade de criar diferentes cadernos e etiquetas, você conseguirá documentar tudo, desde uma anotação, até uma visita domiciliar onde você poderá inserir uma foto, um mapa etc. Mesmo que a sua faculdade ainda não trabalhe com portfólios eletrônicos, usar o Evernote para ir organizando o material que depois será manuscrito pode fazer muita diferença. E se seu curso não exige portfólios, bem…dê uma pesquisada e veja o que você (e seus professores) estão perdendo…
 Assistindo aulas: Existem muitos aplicativos para gravações (e isto será tema de um outro post) mas nem todos vão te permitir adicionar notas e organizar os arquivos com tags, sem falar que não farão a sincronização que te possibilitaria abrir o mesmo arquivo em diferentes dispositivos. O Evernote faz isso e muito bem. Assistir uma aula sabendo que depois ela poderá ser ouvida novamente é muito bom! Se você só recorre às suas anotações de caderno, eu te recomendo dar um passo à frente e experimentar isso. Teus estudos vão mudar completamente!
Existem muitas outras funcionalidades no Evernote que são interessantes e muito úteis. Experimente por exemplo, depois que já estiver usando, fazer uma pesquisa em suas notas. É fantastico!
E você precisa pagar por tudo isso? A resposta é não. Só se optar por uma conta premium que, obviamente, te dá algumas vantagens interessantes, como maior capacidade de guardar notas (1GB de upload/mês) , possibilidade de editar cadernos compartilhados, anexos de PDFs pesquisáveis etc. Mas a conta free, já ajuda um monte e, digamos assim, quebra um galhão. Se você virar fã, como eu, não vai se importar depois em pagar por um upgrade. Não se preocupe: o Evernote não fica travando ou te mandando mensagens para migrar para a conta paga. Essa baixaria não existe e você só migra se e quando quiser.

Para saber mais:
http://evernote.com/intl/pt-br/evernote/
http://evernote.com/intl/pt-br/evernote/guide/web/

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s